Cultura e Turismo

20 de fevereiro de 2015

LOCALIZAÇÃO

Pacatuba está localizada na Região Metropolitana, ao pé da Serra da Aratanha, a 30 km de Fortaleza, com tempo estimado de viagem em 32 min, com divisão territorial entre as cidades de Fortaleza, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú e Maranguape.

HISTÓRIA

A história de Pacatuba se mistura com a dos primeiros habitantes desta terra: os índios pitaguaris, potiguaras e outras tribos pertencentes ao grupo linguístico macro-tupi, como os Jenipapo-Canindé. A eles, somaram-se os portugueses religiosos e militares que vieram habitar a região devido aos processos de aldeamento e catequização, visando a resguardá-la contra invasões de outros povos europeus.

Como proteção contra as invasões de outros europeus, em 1683, foi concedida, através de sesmarias, aos membros da família Correia (originários do Rio Grande do Norte), o sítio chamado Pacatuba. O povoamento da cidade se iniciou nessa época. Numa segunda concessão, em 1693, foram destinadas terras a outros posseiros. A freguesia, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, foi criada em 5 de novembro de 1869. Em 1876, com a construção da Estrada de Ferro Fortaleza-Baturité, Pacatuba recebe duas estações de trem. Foi o terceiro município cearense a libertar os escravos. Em 18 de março de 1842, passou a ser distrito de Maranguape. Em 8 de outubro de 1869 (comemorada como a data de criação da cidade), tornou-se vila. O município foi criado oficialmente em 17 de agosto de 1889.

GEOGRAFIA

Pacatuba é um município da Região Metropolitana de Fortaleza, fincado na Serra da Aratanha, tem uma população estimada em 82.824 habitantes, com uma extensão territorial de 132,425 km². Pacatuba além da sede, é dividida em mais três distritos: Senador Carlos Jereissati, Pavuna e Monguba.

* (IBGE - Estimativa populacional dos municípios. Atualizado em 18/01/2018).

ECONOMIA, RECURSOS HÍDRICOS E TURISMO

Atualmente, Pacatuba se destaca no setor industrial com instalação de grandes indústrias, conquistando a quarta colocação em investimentos industriais na Região Metropolitana de Fortaleza. E no setor terciário como o comércio e turismo. Pacatuba possui diversos atrativos histórico-culturais, patrimônios matérias e imateriais como igrejas, casarões, encenação da Paixão de Cristo e Estações Ferroviária edificadas no ano de 1879. As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Cocó. Existem ainda diversos açudes, dentre eles Açude Gavião, Açude Pacoti, Açude Boaçu, Açude Piripau, entre outros. O Açude Piripau está localizado na entrada da cidade, mais ao centro está o Parque das Andréas. Para o montanhismo e trilhas ecológicas tem a Serra de Aratanha, onde há a Gruta do Pimpim, a Cachoeira do Paraíso e o majestoso Açude Boaçu, no topo da serra. Aventura extrema são os Voos Livres de Parapentes.