29 de março de 2018 - Em:

Pacatuba apresenta a 44ª Paixão de Cristo

Nos dias 29 e 30 de março, a partir das 19h, o município de Pacatuba apresenta o maior espetáculo religioso a céu aberto do Ceará, Paixão de Cristo. São dois dias de programação. No primeiro, a entrada é gratuita. Já no segundo, o público pode colaborar com a doação de uma lata de leite em pó, para assistir na arquibancada, e duas latas, para assistir no camarote. O leite será doado para as crianças cadastradas no Centro de Assistência Social de Pacatuba.

Todos os anos, o evento reúne milhares de pessoas no Anfiteatro da Paixão – Maria José Ribeiro da Silva, localizado ao lado da Praça da Matriz, no centro da cidade. O espaço contém cenários fixos, como os palácios de Herodes, Caifás, Pilatos, o Santo Sepulcro, Templo de Jerusalém, entre outros. Todos foram idealizados pelo diretor da peça, Antony Fernandes. “O projeto foi desenhado por mim. Apresentei ao prefeito da época, porque estávamos todos os anos fazendo o palco de madeira, e o tempo de chuva acabava com tudo, tendo que fazer novamente. Então, o prefeito avaliou e mandou executar”, lembraA arquitetura foi inaugurada em 1998.

Com aproximadamente três horas de encenação, são mais de 200 pessoas envolvidas, entre artistas e produção. A maior parte do elenco são os próprios moradores. Há atores que atuam desde 1974. “Cada ano é um choro diferente porque a emoção é maior. Às vezes, ao chegar perto da arquibancada cheia de gente, isso é uma emoção enorme”, explica a Elizete Maia, que atua há 44 anos como Marta, além de ajudar como figurinista.

O Anfiteatro tem capacidade para receber 5 mil pessoas. Todos são bem-vindos, independente da doação. Para garantir a sua entrada, sugerimos a sua presença mais cedo. A partir das 17h30 tem apresentações culturais. A Praça da Matriz também conta com uma programação, como a tenda do artesanato, os stands institucionais apresentando as ações da Prefeitura Municipal de Pacatuba, e ainda, mais de 20 barracas de alimentação. Para quem não entrar no Anfiteatro, contamos com o telão de LED do lado de fora, transmitindo ao vivo. Quer ficar por dentro de tudo que acontece durante o evento? Acompanhe as nossas mídias sociais no Facebook e no Instagram.

As leis nº 15.846, de 04 de setembro de 2015 reconhece Pacatuba como “a capital da encenação Paixão de Cristo do Ceará”. Já a lei 16.338, de 13 de setembro de 2017, inclui o espetáculo religioso no calendário oficial de eventos do Estado Ceará. A festividade tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Pacatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Por Darlyson Déles